O charme do macarrão Soba,
uma parte da cultura japonesa que você precisa conhecer.

Você conhece o prato japonês chamado "macarrão Soba" que é secretamente popular no momento? É um prato de macarrão feito com 100% de trigo sarraceno. Não é tão popular quanto o Sushi e o tempura, mas é um prato tradicional japonês que pode comer facilmente em todo o Japão. Macarrão altamente nutritivo e sem glúten está ganhando popularidade em todo o mundo, à medida que as pessoas se tornam mais conscientes de sua saúde.
Pouco a pouco, a dimensão saudável da "comida japonesa à base de macarrão Soba" está sendo revelada, mas o que ainda não é bem conhecido é a cultura em torno do Soba.
Portanto, apresentaremos os aspectos culturais do Soba em detalhes abaixo. Sabendo disso, não há dúvida de que você poderá desfrutar ainda mais de macarrão soba em restaurantes japoneses.

[História de Soba]
Soba comido por pessoas em Edo na época


 

A história de soba é essencial para entender o papel cultural desses macarrão. Diz-se que o soba em si foi consumido pelos japoneses desde o período de Jomon antes de Cristo. No entanto, o soba foi consumido como macarrão no período Edo no final do século XVI ou início do século XVII. Começou como um alimento consumido pelas pessoas na atual cidade de Tóquio, anteriormente chamada de "Edo" no período Edo.
 
A população de Edo naquela época tinha mais de um milhão de habitantes e era uma cidade onde muitos samurais e comerciantes do campo se encontravam. Dizem que as pessoas chamadas "Edokko", que moravam em Edo na época, estavam impacientes porque muitas pessoas vieram para fazer negócios e estavam com muita pressa. As pessoas impacientes de Edo comiam Soba como fast-food, barato, nutritivo e pronto para comer. Esse estilo de fast-food ainda é conhecido como "soba em pé", pois pode ser comido em pé em locais como estações de trem.

 
 

Macarrão de trigo sarraceno servido frio em uma peneira de bambu é conhecido como "Zaru Soba", que é uma condensação da cultura culinária japonesa.


 
O soba japonês pode ser consumido como macarrão em uma sopa quente do tipo ramen, mas a maneira mais popular é mergulhar o macarrão frio em uma sopa. O soba frio comido em restaurantes típicos de soba é servido em uma cesta de bambu. No Japão de hoje, os pratos ocidentais são populares, mas apenas os restaurantes Soba ainda possuem esse estilo japonês do período Edo.
 
A base da sopa de Soba é o caldo bonito-pintado, também usado na sopa de missô e temperado com molho de soja. É um alimento cheio de cultura culinária japonesa, pois pode adicionar especiarias japonesas únicas, como wasabi e cebolinha, ao seu gosto.
É perfeitamente combinado com o famoso tempura. Em muitos restaurantes de soba, eles podem comer Soba em conjunto com tempura. Em um antigo restaurante de soba no Japão, eles também podem desfrutar de um saquê chamado "Soba-Mae". Beber saquê junto com uma ordem de Miso e Kamaboko grelhados (pasta de peixe) é o melhor. Tamagoyaki feito com caldo de Soba também é popular.

Turistas estrangeiros ficam surpresos!
A maneira japonesa de comer soba.


No Japão, "a maneira de comer de um conhecedor" significa comer um Soba com o som de "bebericar". Em muitos países, é rude fazer barulho enquanto come. De fato, mesmo no Japão, além de macarrão como soba e ramen. Diz-se que o macarrão é comido em silêncio até o soba se tornar popular no período Edo.
 
Existem várias teorias sobre por que as pessoas começaram a comer soba fazendo barulho. Existe uma teoria de que as pessoas com pressa em Edo começaram  porque estavam comendo com pressa. Hoje, porém, muitos especialistas em soba comem Soba para apreciar o sabor do Soba na boca. Alguns estrangeiros que moram no Japão também dizem: "Fiquei surpreso no começo, mas quando realmente comi, senti o aroma forte e estava delicioso!".
 
 

[Soba de Ano Novo e Soba de Mudança]
Soba com a esperança de tener boa sorte


Soba também é conhecido como "comida de sorte". Diz-se que a forma longa de Soba representa "uma vida longa e saudável" ou "leva a um casamento feliz por muitos anos" e é costume comer soba com esse desejo em mente.
 
Na véspera de Ano Novo, as pessoas comem "Toshikoshi Soba" para melhorar a saúde e a longevidade de suas famílias no ano seguinte. Atualmente, há menos pessoas que fazem isso, mas também há o costume de comer o que é chamado de “Hikkoshi Soba" para desejar um longo relacionamento ao morar com seu parceiro.
 
Soba não é tão conhecido como tempura ou sushi. É um prato muito simples, não tão chamativo quanto Sushi ou Tempura, mas está cheia de cultura japonesa. Desde a maneira como a comida é servida até a maneira como é consumida pelos desejos daqueles que a comem, o toque japonês pode ser sentido de várias maneiras.
 
Se você tem a oportunidade de ir a um restaurante japonês ou faz uma turnê pelo Japão, coma o Soba. Nesse ponto, se você disser ao seu parceiro que o Soba traz boa sorte e que eles compartilham seus desejos, dizendo: "Espero que possamos ter um longo relacionamento", o Soba pode se tornar ainda mais delicioso.

 Atrair a atenção como alimento saudável
Macarrão sem glúten e o charme do Soba

 

Você sabia que o macarrão japonês Soba tradicional começa a capturar a atenção do mundo como alimento saudável? Embora sejam macarrão, a farinha de trigo sarraceno é livre de glúten e adequada para dietas. Além disso, contém nutrientes para prevenir doenças relacionadas ao estilo de vida e embelezar a pele, motivo pelo qual as celebridades de todo o mundo que desejam manter sua beleza e saúde estão prestando atenção a ela.
 
Além disso, o soba não é bom apenas para o corpo. Seu aroma e sabor únicos também o tornam muito atraente. Ainda existem muitas pessoas que não sabem muito sobre Soba. Aqui, explicaremos em detalhes o charme do Soba como alimento saudável.

 

 

A razão Soba atraiu a atenção

 

Talvez a maior razão pela qual o Soba tenha atraído a atenção de celebridades em todo o mundo seja porque é um produto sem glúten.
É o glúten que tendemos a comer muito na dieta moderna. Diz-se que reduzir a ingestão de glúten tem o efeito de regular a digestão. Ao melhorar o sistema digestivo, vários efeitos como perda de peso e embelezamento da pele podem ser esperados. Diz-se também que é eficaz para tornar o corpo menos cansado.
 
Macarrão, como pão e pasta, que é básico na Europa e na América, contém glúten. Há muitas pessoas que querem reduzir a ingestão de glúten, mas comem glúten todos os dias, é daí que vem o problema.
Hoje, porém, eles optam por macarrão Soba sem glúten.

 

 

Macarrão Soba é realmente sem glúten?

  


Quero ter certeza de um ponto importante: o macarrão soba é realmente sem glúten?
A farinha de trigo sarraceno, o ingrediente do Soba, não contém glúten, mas o Soba vendido no macarrão geralmente contém glúten. Se a pessoa não treinada faz isso apenas com farinha de trigo sarraceno, ela pode ser cortada fervendo. Portanto, a farinha é frequentemente usada como um "aglutinante" para evitar isso.
O "macarrão 100% trigo sarraceno" é feito Soba com farinha 100% trigo sarraceno sem nenhum "aglutinante".

Prevenir doenças relacionadas ao estilo de vida!
O apelo nutricional do Soba

 


O apelo do Soba em termos de saúde não vem apenas da ausência de glúten. Soba é um ingrediente útil em dietas e também é conhecido por seu alto valor nutricional. Um dos nutrientes mais populares no soba é a "rutina". A "rutina" promove o fluxo sanguíneo.
 
Ao promover o fluxo sanguíneo, você pode evitar pressão alta e prevenir doenças relacionadas ao estilo de vida, como arteriosclerose e doenças cardíacas. Além disso, ao melhorar o fluxo sanguíneo, você pode reduzir a sensibilidade ao frio, o que é comum entre as mulheres.
 
Além disso, a "rutina" tem o efeito de prevenir a oxidação no corpo. Diz-se que evita o aparecimento de manchas e sardas, impedindo a oxidação e pode embelezar a pele.

 Não é bom apenas para a sua saúde!

 
Um sabor que é popular entre os estrangeiros. Não importa o quão bom é para sua saúde, eles não podem adicioná-lo à dieta, a menos que seja gostoso.
 
Na verdade, o soba como macarrão é um produto exclusivamente japonês, mas a farinha de trigo sarraceno é usada em todo o mundo. Por exemplo, o trigo sarraceno é usado para fazer tipos de panquecas, como "galette" na França e "blini" na Rússia. Como você pode ver, a farinha de trigo sarraceno é usada em todo o mundo, portanto seu sabor é relativamente fácil de ser aceito por não-japoneses.

 

 

Um ingrediente perfeito para saladas!
Coma com vegetais para melhorar sua saúde.

 

Há outra razão pela qual o macarrão Soba é recomendado para pessoas preocupadas com a saúde. É porque o Soba é delicioso, mesmo quando frio, por isso combina bem com a salada.
Muitas vezes, se quer comer principalmente vegetais ao fazer dieta, mas esses não são suficientes. Nesse caso, é recomendável adicionar macarrão soba, saudável e sem glúten, à salada de vegetais. Sua salada de soba está pronta.
 
Celebridades de todo o mundo estão criando receitas elegantes e deliciosas com várias combinações de salada e soba.
 
O Soba japonês é recomendado para quem quer perder peso de maneira saudável e para quem se preocupa com o glúten. Eles estão muito felizes por poderem esperar uma melhora na sensibilidade ao frio e um efeito embelezador na pele enquanto mantêm uma dieta saudável. Além disso, pode-se esperar a prevenção de doenças relacionadas ao estilo de vida, por isso é impossível não adotar isso!